Representantes das Forças de Segurança se reúnem para debater o reajuste da Data-base 2024

Publicado em 30 de abril de 2024 - 01:23h

O Sindicato dos Policiais Penais participou de um importante debate sobre a reposição das perdas do reajuste da inflação do período de 2019 a 2022 e do reajuste da Data-base referente ao período de dezembro de 2023 a abril de 2024.
A reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, 29, em Palmas, com os presidentes das entidades das Forças de Segurança estaduais, com o objetivo de discutir a Data-base 2024 e as perdas acumuladas.
O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (SINPOL-TO) e contou com a presença de representantes dos sindicatos SINPOL-TO, SINDIPERITO e SINDIPPEN; das federações FEIPOL-CON e FEAPOL-TO; e das associações AGEPOL-TO, AEPTO, ASMIR, AOMETO, APRA-TO, ASSOETO e AJUSP.
“Esta reunião foi motivada pela falta de informações por parte do Governo do Estado sobre qual índice será aplicado à Data-base 2024, que deve refletir-se nos salários já no próximo mês. Reunimos todos os segmentos das Forças de Segurança, representando as Polícias Civil, Militar, Penal, o Corpo de Bombeiros Militar e os Agentes de Segurança Socioeducativos para debater dados, analisar números e apresentar as conclusões ao Governo do Estado. Um ofício será protocolado ao Governador ainda nesta tarde com a síntese de nossa reunião”, explicou Ubiratan Rebello, presidente do SINPOL-TO.
“A Data-base é concedida a todos os servidores públicos do executivo na mesma data e baseada no mesmo período de apuração. Há incerteza entre alguns servidores e entidades sobre a indexação que será utilizada pelo governo, o que se justifica, pois, apesar de haver uma lei que determina o período de apuração, não há definição sobre qual indexador é aplicado”, esclareceu Cleiton Pinheiro, presidente da AJUSP e da Nova Central Sindical (NSCT-TO).
“Fomos convidados pelo SINPOL-TO para colaborar com os dados e com o cenário que persiste desde 2019, onde os governos não aplicaram integralmente os índices corretos”, concluiu Cleiton.
Após um longo debate, os representantes decidiram apresentar ao Governador Wanderlei Barbosa os dados relativos ao índice.

(Com informações, SINPOL-TO)